8e4ae7fc512360d0e1e9f9e80b8de7a6Um projeto piloto da Administração Municipal, realizado pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), começa a disseminar pela cidade mais consciência ambiental no momento do descarte de materiais. Estão espalhados pelo município dez pontos de coleta de pilhas e também de bitucas de cigarro.

“Começamos o projeto pela área central para testar a adesão do público. Esperamos que a população utilize os pontos e, a partir de então, iremos disseminar a ideia nas demais regiões”, informa o presidente da Famcri, Gelson Fernandes.

Periodicamente, as pilhas e as bitucas serão retiradas dos coletores e levadas ao Ecoponto, onde terão a destinação correta. “As pilhas são materiais que não se pode jogar no lixo com os demais objetos, por isso o papa-pilhas deve auxiliar a população nesse descarte. Já as bitucas de cigarro, mesmo com as lixeiras, acabam sendo jogadas nos canteiros, deixando a paisagem mais feia, além de não ser o correto do ponto de vista ecológico. Se cada um fizer a sua parte, nós conseguimos manter a cidade mais limpa e bem cuidada”, ressalta Fernandes.

Os pontos de coleta estão implantados em locais estratégicos, por onde a circulação de pessoas é maior, porém em locais onde não atrapalhe o tráfego de pedestres e veículos.

Ascom Prefeitura de Criciúma – Bruna Borges