DSC07551Idosos e crianças passaram a última sexta-feira, dia 16, contando histórias e trocando experiências. O encontro ocorreu no Centro Educacional Rui Pfützenreuter e contou com a participação do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e alunos da instituição.
A atividade, coordenada pelo CRAS, é alusiva ao mês de outubro em que se comemoram o Dia Internacional do Idoso e Dia das Crianças, 1 e 12, respectivamente.

A dinâmica realizada foi uma seleção de perguntas, em que as crianças indagavam aos mais velhos sobre temas como a época de infância, brincadeiras, escola, o auxílio em casa, entre outros.

Próximo dos 96 anos de idade, o senhor João Claudiano, mostrou boa memória ao relembrar as diversas travessuras que fazia. Mesmo ocupando boa parte do seu tempo na roça, ao lado dos pais, quando menino tinha disposição de sobra. “Ah, foi uma época difícil. Tinhamos que trabalhar bastante e o pouco tempo que nos restava, dava para jogar peão, soltar pipa, entre outros. A educação é rígida. A benção aos mais velhos era sinal de respeito e era obrigatório”, exclamou João, relembrando ainda detalhes do tempo em que serviu ao exército brasileiro.

Para descontrair, as tradicionais cantigas de roda foram cantadas pelas gerações. Por fim, um abraço foi dado entre os grupos, demonstrando todo carinho e admiração uns com os outros.

A coordenadora do CRAS, Lucizana Lúcio, a Zana, comemorou a atividade, que ofereceu a troca de experiência e a socialização entre as gerações. “Foi uma tarde diferente e produtiva. As crianças ficaram encantadas com tanta história. E os idosos ficaram revigorados com a alegria transmitida pelas crianças, afirmou Zana.

Ascom/Prefeitura de Orleans