O sucesso dos programas voltados à formação de lideranças para jovens e mulheres fez com que a Coorsel se tornasse referência. Nesta segunda-feira, dia 23, um workshop foi realizado no auditório da cooperativa, em Treze de Maio, com o intuito de apresentar o formato para outras 13 cooperativas, para que possam leva-los para as cidades onde atuam, propagando assim as iniciativas.

“Como demos o pontapé, nos solicitaram que outras cooperativas fossem incentivadas a participar destes programas, que são muito interessantes. Por isso, o dia de hoje foi voltado para repassar tudo o que aprendemos ao realiza-los. Se houver necessidade, poderemos voltar a nos reunir em outras oportunidades. A Coorsel também é a casa de vocês e nossa equipe estará sempre à disposição para tirar dúvidas”, afirmou o presidente da Coorsel e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Ivanir Vitorassi, aproveitando para fazer o convite para que mais cooperativas passem a aderir às iniciativas.

Segundo Vitorassi, o recurso está disponível no Sescoop, que é responsável por arcar com todos os custos, incluindo dois instrutores, materiais para os participantes, camisetas, alimentação e cerimônia de formatura. O programa Jovens Cooperativistas atende a 42 pessoas, entre 15 e 20 anos, filhos de associados. Já o Mulheres Cooperativistas atende 45 associadas. Do workshop desta segunda-feira, também participaram os instrutores Renato de Oliveira e Andreia Cunha e três participantes, Sirlei Salvan, Suellen Dandolini e João Vitor Albino, que deram seus depoimentos. Além disso, houve espaço para que os representantes das cooperativas tirassem dúvidas e dessem suas contribuições.

A coordenadora dos programas sociais da Coorsel, Marijane Borati Frasson, fez a avaliação do retorno que estes projetos geram aos participantes. “Já tínhamos o sonho de realizar estes programas há muito tempo e foi necessário adaptarmos para a nossa realidade. Então saibam que vocês poderão fazer desta forma também, sendo bastante flexível. A repercussão está sendo muito positiva e os participantes estão fazendo excelentes avaliações, então realmente superou as nossas expectativas. Ver a transformação que estes projetos estão gerando nos dá muito mais energia para continuar os trabalhos”, declarou.