Foto: Simone Costa
Foto: Simone Costa

Neste sábado (24), o Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá um Dia D de prevenção e promoção à saúde da mulher. A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa no município e terá como foco a coleta de exames preventivos (Papanicolau), encaminhamento de mamografias e orientações em geral. O atendimento será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Entretanto, as pacientes precisam ficar atentas ao local de atendimento. A coleta de exames da Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Jordão será realizada na comunidade de Alto Rio Maina. Já a da ESF Vila Rica acontecerá na sede da Secretaria de Saúde.

Além da equipe da Atenção Básica (AB), os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também estarão trabalhando nas Unidades, fazendo orientações sobre saúde da mulher, obesidade, entre outros temas.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Lívia Feltrin, o objetivo da ação é facilitar o atendimento a mulheres que trabalham durante a semana. “O foco são as pacientes que estão com o exame preventivo atrasado e que não podem ser atendidas de segunda a sexta-feira”, comentou. Para realizar o exame e o encaminhamento, a paciente precisa apresentar o CPF, carteira de identidade e cartão do SUS atualizado.

Suelen Bongiolo/Ascom/Prefeitura de Siderópolis