O atleta catarinense Marcelo Marcondes Galizio é o único brasileiro a participar de um concurso internacional de fotografia promovido pela Canoe&Kaiak, a principal revista de canoagem do mundo. Ele é patrocinado pela montadora brasileira TAC Motors.

A imagem em que ele desce a Tahquamenon Falls, ao norte do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, concorre à “Foto do ano”. Ela foi feita pelo fotógrafo Dan Englund em 2012 com o auxílio de um helicóptero controlado por controle remoto. Para saber mais sobre o trabalho de Dan, visite www.aerialvantageproductions.com.

Há outros nove concorrentes. Antes de chegar à final, a foto com Marcelo passou por outra etapa de votação popular e ficou entre as três melhores em meio a mais de 130 participantes.
“É um concurso muito importante para a canoagem. A revista que promove é uma das maiores do mundo sobre o esporte e envolve diversas modalidades de canoagem. Apesar de ser o único brasileiro na final do concurso, existem diversos fotógrafos profissionais participando com um trabalho incrível. Sinto-me honrado de estar participando e de estar entre os finalistas”, avalia Marcelo.

Qualquer pessoa pode votar. O processo é bem simples e pode ser feito de três maneiras. Basta acessar o site http://migre.me/fCqmR, selecionar o fotógrafo Dan Englund e digitar o e-mail, ou então pelo twitter, com a hashtag #ckawards englund ou ainda tirar uma foto da foto e compartilhá-la via Instagram com a mesma hashtag, #ckawards englund, até às 19 horas desta quinta-feira (1º de agosto).

No início do ano, Marcelo, que é atleta profissional, participou de outra expedição, desta vez na América do Sul. Ele viajou a bordo do jipe Stark e percorreu 12 mil km em busca de regiões propícias para a prática do caiaque extremo, caracterizado pelos fortes impactos e pela altura das quedas. Os detalhes desta viagem estão no Clube Stark, o blog da TAC Motors.