Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma operação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina inicia hoje a 0h1min e segue até meia-noite de segunda-feira. Os trabalhos serão intensificados neste período para evitar acidentes, com a fiscalização de velocidade e com uso de bafômetros. Além de ressaltar aos motoristas as possibilidades de ocorrências de água sobre as pistas.

O foco das ações será o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, neste fim de semana, com o início das festas de outubro, que acontecem em várias regiões catarinenses, e em grandes períodos de chuvas que devem cair em várias partes do estado.

A preocupação dos policiais rodoviários federais é a mistura de feriado longo, festas regadas a bebidas alcoólicas e as aquaplagens. A indicação é que os condutores evitem pegar a estrada à noite, não façam pequenas viagens ‘bate-volta’ dos eventos em veículos particulares – troquem por transporte coletivo -, ou permaneçam nos locais até o início do dia.

Como evitar a aquaplanagem

A aquaplanagem ocorre quando o carro passa em uma poça cheia d’água, principalmente quando está em alta velocidade, o que forma uma película de água entre a roda e o asfalto. Quando isto ocorrer, deve-se manter a direção firme e evitar freadas ou mudanças bruscas no volante. O motorista deve apenas tirar o pé do acelerador e sentirá a direção voltar ao seu controle. Pneus lisos ou de meia-vida aumentam os riscos de deslizar sobre a água em função da ausência de sulcos, que servem para escoar a água na banda de rodagem.

Notisul