As assembleias legislativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão unidas na promoção do carvão mineral, uma das maiores riquezas dos dois estados, como fonte segura para a geração de energia elétrica. Para tratar deste assunto, nesta segunda-feira (24), os dois parlamentos realizam em Florianópolis o seminário “Panorama Energético e o Carvão Mineral”, das 10 às 17 horas, no Plenário do Palácio Barriga-Verde.

O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, afirmou que o seminário pretende trabalhar na construção de uma política voltada à retomada do uso do carvão como matriz energética. “Em agosto, o governo federal fará os leilões de energia e é preciso que o carvão participe desse processo de forma competitiva”, disse.

Ponticelli ressaltou que o trabalho conjunto entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina não trará benefícios apenas para os dois estados, mas para todo o Brasil, já que o uso desse minério assegurará a energia necessária para o crescimento da economia nacional.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Pedro Westphalen (PP), também destacou a parceria entre os dois parlamentos. “Essa foi uma iniciativa que partiu do deputado Joares Ponticelli e que nós prontamente abraçamos. Esse movimento está aumentando e ganhou proporções nacionais, tanto que o governo federal abriu os leilões de energia elétrica para o carvão”, disse.

Westphalen lembrou que os dois estados contam com praticamente 100% das reservas nacionais de carvão, quantidade suficiente para atender a demanda por até 100 anos. O deputado gaúcho também defendeu a criação de uma política pública para desonerar o carvão e torná-lo mais competitivo perante as demais fontes de energia.

O evento

O Seminário “Panorama Energético e o Carvão Mineral” vai reunir deputados estaduais e federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, prefeitos e vereadores de municípios carboníferos, além de empresários do setor. O destaque da programação será a palestra sobre o panorama político e as novas tecnologias do setor, proferida pelo presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan.
Também será exposta a situação do minério na matriz energética catarinense e gaúcha, pelo diretor presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Cléverson Sielvert, e pelo presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Elifas Simas, respectivamente. A programação completa pode ser conferida no site www.alesc.sc.gov.br/portal/imagem/seminario-carvao-prog.jpg.