O Twitter completa sete anos de existência nesta quinta-feira, 21, sem medo de admitir planos ambiciosos para o futuro. A empresa tem um objetivo muito claro que norteia suas ações: atingir todos os usuários do planeta, segundo o diretor-geral da empresa no Brasil, Guilherme Ribenboim.

A tarefa, obviamente, não é simples. Atualmente, a rede social possui 200 milhões de usuários ativos. Se a empresa realmente quiser atingir todo mundo, precisará aumentar em cerca de 10 vezes o número de acessos. As pesquisas divergem um pouco na contagem, mas estima-se que hoje haja 2,4 bilhões de usuários de internet no mundo, cerca de 33% da população total do planeta, segundo dados do Internet World Stats de junho passado.

De 2011 para 2012, o Twitter diz ter ganhado 100 milhões de usuários. A seguir nestes passos, a rede chegaria à marca desejada só dentro de 22 anos, sem considerar o natural crescimento da população com acesso a internet neste período. Para se ter uma ideia da dificuldade de atingir todos os internautas do planeta, o Facebook, rede social dominante no planeta, concentra pouco mais de 1 bilhão de pessoas – ou menos da metade dos usuários da internet em geral.

Ribenboim ainda nega veementemente as frequentes pesquisas que sugerem queda de audiência do Twitter. Segundo ele, os institutos não estão considerando os dispositivos móveis, nos quais a plataforma viu um grande salto nos últimos tempos.

Fonte: Olhar Digital