Imagem 596O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) formou 230 crianças de escolas municipais e estaduais do município de Lauro Müller, em cerimônia realizada na noite dessa quinta-feira, no Salão de Festas da Igreja Matriz. O evento foi uma promoção da Polícia Militar, Governo do Município de Lauro Müller e coordenadoria Regional de Educação.

Além dos formandos, professores e pais, a cerimônia contou com representantes das Polícias Militar e Rodoviária, entre eles os comandantes da Polícia Militar de Lauro Müller e Orleans, sargento Samarone e tenente Daniel Comerlatto, respectivamente, prefeito Fabrício Kusmin Alves, presidente do Poder Legislativo, vereadora Ema Hoffmann Benedet, secretária de Educação, Reginala Rossi Cittadin, entre outras lideranças locais.

Além da entrega dos certificados, a formatura também teve o sorteio de brindes e três bicicletas, apresentações artísticas envolvendo os instrutores da Polícia Militar, comandantes, autoridades, alunos, professores e pais. Outras duas bicicletas foram entregues como prêmio para dois alunos que tiveram suas redações selecionadas. São eles: Bruna Adriano, da Escola Municipal Quilômetro Um, e Wesley de Oliveira, da Escola de Educação Básica Ernani Cotrin. Outras onze redações foram destacadas, sendo que os autores receberam o mascote do programa, o Dare.

O Proerd é desenvolvido em mais de 55 países e já formou 35 milhões de crianças. O programa segue um padrão internacional, tendo como origem o DARE, criado pela Polícia de Los Angeles nos EUA, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia, visando, enquanto atividade preventiva ensina-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes além da violência, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.