O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou, nesta segunda-feira (05/11), mais uma edição do Power Up. Evento voltado ao empreendedorismo junto aos alunos do terceirão da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, de Orleans. A atividade foi realizada no Centro de Vivências, numa proposta solicitada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), para que os alunos pensassem o futuro da cidade.

Temáticas foram apresentadas em tom de desafio para solucionar os problemas como abandono de animais, turismo e lazer, educação de qualidade, sites e aplicativos, acessibilidade, comércio de produtos agrícolas e lixo. Aproximadamente 50 alunos participaram, e o grupo que apresentou melhor solução foi escolhido e premiado pela banca examinadora.

Power UpO estudante da turma 305, grupo A, Arthur Carrer Medeiros, que fez parte da equipe com a ideia escolhida, ficou empolgado com a forma como o evento foi conduzido. “Achei incrível poder debater e, de certa forma, influenciar no nosso município. A gente está dando uma opinião que está sendo levada para frente. Podemos melhorar a cidade onde vivemos”, comentou o rapaz, dizendo que espera ter novas oportunidades como essa.

A equipe vencedora ainda contou com os membros Fernando Laipelt Croceta, Katriny Zabot Ferrareis e Larissa Menegasso. Eles apresentaram a ideia de um aplicativo para coletar os problemas em cada região do município, com espaço para comentários da população, que deve votar no problema a ser escolhido e opinar sobre a sua resolução.

Larissa comentou nunca ter vivido experiência parecida. “Gostei bastante de ter a oportunidade de demonstrar nossa ideias e de assistir as ideias dos meus colegas”, relata a estudante. Katriny Zabot Ferrareis também usou a expressão “incrível” para definir a oportunidade de colocar habilidades em prática e demonstrar ser útil.

Para Fernando, foi uma noite muito feliz e reflexiva. “Às vezes, reclamamos e não enxergamos que os problemas precisam de tempo e muitas vezes de mais pessoas para resolver”, analisa o jovem. A diretora da Escola, Viviane Correa, afirma que foi gratificante o feedback dos alunos quanto à experiência, já que eles puderam se sentir importantes e pertencentes à sociedade.

Ingresso na graduação

Ainda, durante o evento, foram apresentados aos alunos as possibilidades de ingresso no ensino superior, os cursos e as bolsas que estão disponíveis pelo Unibave. Estiveram presentes os coordenadores dos cursos de graduação, além dos pró-reitores, do vice-reitor, Luiz De Noni, e do reitor, Guilherme Valente de Souza. Durante o evento, os coordenadores ainda colaboraram na orientação dos trabalhos apresentados.