Missa de Ação de Graças, uso da tribuna da Câmara de Vereadores, entrevista, Rodas de Conversa e Dia D são as principais ações até o momento que integram a programação do Setembro Amarelo em São Ludgero. O objetivo é trabalhar a prevenção em relação ao suicídio. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde.

O pedido é para que pessoas, empresários, comerciantes e instituições abracem a campanha, a mobilização, o movimento, evidenciando o tema através de alguma ação, podendo ser uma decoração em amarelo, uma faixa, uma mensagem nas redes sociais, utilização de camisetas entre outras.

Para a Secretária de Saúde, Morgana Rech da Silva, a campanha Setembro Amarelo tem a finalidade de reforçar nas pessoas, sobre a importância da vida, de procurar ajuda e compartilhar com alguém os problemas. “O tema requer atenção especial e cada vez mais ações preventivas do setor público. O ato de ouvir pode ajudar em muito a outra pessoa que está enfrentando algum problema”, enfatiza Morgana.

Dados do Ministério da Saúde estimam que a maioria dos casos de suicídio, poderiam ter sido evitados. No mundo, calcula-se que uma pessoa se mata a cada 40 segundos.

Com o objetivo de prevenir o problema é que surgiu a campanha “Setembro Amarelo” iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e rapidamente recebeu a adesão de Estados e Municípios pelo país.

Programação (ações) até o momento definida:

Dia 08/09 – Missa da Saúde dando ênfase a campanha Setembro Amarelo

Dia 13/09 – Participação – uso da tribuna – na Câmara de Vereadores

Dia 14/09 – Participação entrevista Rádio Comunitária Voz Livre

Dia 15/09 – Roda de conversa com os profissionais da Unidade Sanitária Central

Dia 16/09 – Roda de conversa com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Encosta do Sol

Dia 23/09 – Roda de conversa com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Margem Esquerda

Dia 25/09 – Dia D em prol a Valorização da Vida em frente a Igreja Matriz São Ludgero

Dia 30/09 – Roda de conversa com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Margem Direita