Os urussanguenses poderão reformar ou construir a casa própria por meio dos programas do Cohab SC a partir desta segunda-feira. O Cohab Cidadã e o Cohab Oportunidade oferecem financiamento da casa própria ou reforma e construção da residência, seguindo critérios de avaliação dos programas ofertados.

O Cohab Cidadã é totalmente gratuito e é destinado a famílias que tenham até dois salários mínimos. “No Cohab Cidadã, temos duas modalidades: a primeira destina cinco mil reais para reforma de residência, enquanto a segunda são dez mil reais para a construção de casa”, explica a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Judith Pillon.

Segundo ela, para aderir ao programa, a família somente precisa apresentar documento que comprove terreno próprio ou que esteja em nome de algum familiar ou de alguém que faça a doação da propriedade.

O Cohab Oportunidade é um programa que financia a construção de casa própria. A secretária explica que, para se enquadrar no programa, é necessário receber de dois a dez salários mínimos por família, morar em Urussanga, não possuir casa própria e ter terreno para a construção, não precisando estar no nome da pessoa inscrita. Este financiamento pode ser de até 240 meses no valor de R$ 25 mil.

Segundo o Portal Clicatribuna, os interessados devem fazer inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, entre os dias 15 e 20 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 19h. No sábado, dia 20, haverá atendimento especial, das 8h às 12h.